Ads Top

Ads Top
recent

Ministério da Saúde tem previsão de vacinar 280 mil meninos contra HPV no estado

A partir de janeiro de 2017, a vacina contra o vírus HPV (Human papiloma virus) estará disponível para meninos de 12 a 13 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi divulgada na terça-feira, 11, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A meta é que na Bahia 279.565 meninos sejam beneficiados, além de outros 743 jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids. Por meio de nota, o Ministério de Saúde comunicou que o objetivo é imunizar, até 2020, 80% do público-alvo da campanha (7,2 milhões de adolescentes).

De acordo com a infectologista e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Jacy Andrade, a vacinação masculina é de extrema importância no processo de diminuição da transmissão do vírus.

“Além de verrugas genitais, o HPV está associado à incidência de câncer de pênis, de laringe, de ânus e de cordas vocais nos meninos”, disse a médica. Para os portadores de HIV/Aids, pode ser ainda mais complicado. “Como o HIV reduz a imunidade, lesões mais agressivas podem aparecer”, diz.

O esquema vacinal para os jovens de 9 a 26 anos, portadores de HIV, compreende a aplicação de três doses (a inicial, outra dois meses depois e uma seis meses após a 1ª dose), sendo necessário prescrição médica. Para os não portadores, serão ministradas apenas duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. A Tarde
Ministério da Saúde tem previsão de vacinar 280 mil meninos contra HPV no estado Ministério da Saúde tem previsão de vacinar 280 mil meninos contra HPV no estado Reviewed by Augusto Urgente on 14.10.16 Rating: 5