Equipe de Saúde Mental realiza ações na Semana de Combate ao Suicídio em Jacobina

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Alarmante! Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano.

Para promover o debate, a reflexão e a conscientização sobre o tema, a equipe de Saúde Mental do Município de Jacobina estará realizando de 12 a 16 de setembro uma série de visitas a escolas públicas e privadas e entrevistas em veículos de comunicação da cidade. 

“Não importa se o fator é social, psicológico ou genético, a boa notícia é que há meios de prevenir as tentativas. Vínculos afetivos bem cultivados, como os que temos nos CAPS II e CAPS AD, bom relacionamento familiar, ter filhos, uma condição financeira estável e estar empregado estão entre estes”, explica Claudia Lima, Assistente Social e Diretor de Saúde Mental do Município de Jacobina.
Ela ainda acrescenta que o suicídio é geralmente um ato de extremo, motivado por uma grande perda, fracasso ou traição. “Precisamos tratar a doença mental, depressão, bipolaridade, consumo de álcool e drogas, pois estes acontecimentos estão altamente envolvidos com os casos de suicídio”, finaliza Claudia. 

A rede de saúde Mental de Jacobina é composta pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que juntos tem uma rede de usuários cadastrados de mais de nove mil pessoas.

No último sábado, 10, foi celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio em todo o planeta.
Jacobina 24horas

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP