Ads Top

Ads Top
recent

Equipe de Saúde Mental realiza ações na Semana de Combate ao Suicídio em Jacobina

Alarmante! Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano.

Para promover o debate, a reflexão e a conscientização sobre o tema, a equipe de Saúde Mental do Município de Jacobina estará realizando de 12 a 16 de setembro uma série de visitas a escolas públicas e privadas e entrevistas em veículos de comunicação da cidade. 

“Não importa se o fator é social, psicológico ou genético, a boa notícia é que há meios de prevenir as tentativas. Vínculos afetivos bem cultivados, como os que temos nos CAPS II e CAPS AD, bom relacionamento familiar, ter filhos, uma condição financeira estável e estar empregado estão entre estes”, explica Claudia Lima, Assistente Social e Diretor de Saúde Mental do Município de Jacobina.
Ela ainda acrescenta que o suicídio é geralmente um ato de extremo, motivado por uma grande perda, fracasso ou traição. “Precisamos tratar a doença mental, depressão, bipolaridade, consumo de álcool e drogas, pois estes acontecimentos estão altamente envolvidos com os casos de suicídio”, finaliza Claudia. 

A rede de saúde Mental de Jacobina é composta pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que juntos tem uma rede de usuários cadastrados de mais de nove mil pessoas.

No último sábado, 10, foi celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio em todo o planeta.
Jacobina 24horas
Equipe de Saúde Mental realiza ações na Semana de Combate ao Suicídio em Jacobina Equipe de Saúde Mental realiza ações na Semana de Combate ao Suicídio em Jacobina Reviewed by Augusto Urgente on 12 setembro Rating: 5