Rui Macedo cobra em Brasília decisão sobre Escola de Medicina

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O prefeito Rui Macedo, de Jacobina (BA), e mais 25 prefeitos de municípios contemplados com o Curso de Medicina, por meio do Edital SERES/MEC Nº 3/2013, estão em Brasília nesta quinta-feira, 18, participando de Audiências no MEC. Eles foram recebidos pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

Mobilizados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), os prefeitos cobram celeridade na retomada das etapas do edital para a abertura de novas vagas em cursos de Medicina. A ação dos prefeitos se reforça após recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) pela continuidade do Edital nº 6/2014.

Os gestores cobram um cronograma definitivo para as próximas etapas do edital, que faz parte da segunda fase do programa Mais Médicos Para o Brasil, e garante a abertura de 2.290 vagas em 39 cursos de medicina.

 No dia 11 de agosto, o MEC recebeu acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que está sob análise da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e do Consultoria Jurídica do MEC, com o seguinte calendário: até o final de setembro finalizar a análise; até final de outubro assinar os Termos de Compromisso entre o MEC, Municípios e Instituições de Ensino Superior - que terão de três a 18 meses para implantar os cursos.

"Jacobina anseia por esse momento histórico", afirma Rui Macedo. Na verdade, o município sofreu atraso na implantação da Escola de Medicina em razão de questionamentos envolvendo outras localidades. "Tanto nós, de Jacobina, quanto a instituição vencedora da licitação, a AGES, fizemos tudo o que precisava ser feito. Estamos prontos para dar a largada nesse momento histórico", finalizou o prefeito.

Sobre a AGES
Com 34 anos de atuação, a Uniages (Universidade AGES) foi a instituição de ensino superior vencedora da seleção do Ministério da Educação para implantar um Curso de Medicina em Jacobina. Além desse curso, com seleção de alunos logo após a finalização do processo de autorização pelo MEC, liberação de vagas e início das aulas, a Uniages irá oferecer no Campus Jacobina os seguintes cursos: Administração, Educação Física, Engenharia Civil, Pedagogia e Psicologia.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Uniages, nos próximos anos, após pesquisa com a comunidade para identificação da vocação do município, a universidade estará implantando mais 10 (dez) cursos.

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP