Ads Top

Ads Top
recent

Negros terão que provar que são negros em concurso público

Uma nova medida do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está causando polêmica: agora os candidatos negros terão que se submeter a uma verificação para comprovar a cor em concursos públicos. As novas regras regulamentam a Lei nº 12.990, de 2014, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos. 
Publicidade

Os editais devem prever e detalhar os métodos de verificação da veracidade da autodeclaração, com a indicação de uma comissão que terá seus membros distribuídos por gênero, cor e naturalidade. Podem concorrer a essas vagas aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público.

As formas e critérios de verificação levarão em conta apenas os aspectos fenotípicos do candidato, que são suas características físicas, e não a ascendência.

A verificação da autodeclaração deve acontecer antes da homologação do resultado final do concurso público. Caso se verifique que a autodeclaração é falsa, o candidato será eliminado do concurso, sem outras sanções.
Varela Noticias 
Negros terão que provar que são negros em concurso público Negros terão que provar que são negros em concurso público Reviewed by Augusto Urgente on 4.8.16 Rating: 5