recent

MEC anuncia cronograma para implantação do Curso de Medicina em Jacobina

O Ministério da Educação (MEC) definiu cronograma para retomada do edital que permite a abertura de 2.290 vagas em 39 cursos de Medicina em todo o país. Jacobina está entre os municípios beneficiados. 
A ação é em resposta a demanda do prefeito Rui Macedo e de outros gestores que também estiveram em Brasília nesta quinta-feira, 18, para audiência com o ministro Mendonça Filho e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), articuladora da reunião.
 
Mendonça Filho afirmou que cabe a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e a Consultoria Jurídica do Ministério da Educação (MEC) seguir com os desdobramentos, e já se posicionou: “até setembro vamos divulgar o resultado final e, em outubro, teremos o termo de compromisso assinado”, comprometeu-se. 
O Termos de Compromisso deve ser assinado entre o MEC, Municípios e Instituições de Ensino Superior - que terão de três a 18 meses para implantar os cursos. 
Nesse sentido, o prefeito Rui Macedo, compartilhou sua experiência, ao dizer que “a implantação do curso de medicina no município é a realização do sonho de uma região”. 
 Veja Mais Clicando AQUI!
Desdobramentos  
 
Após audiência com o ministro, os prefeitos estiveram reunidos na sede da FNP para tratar de estratégias de atuação em torno do andamento do edital. Com a participação do prefeito de Belo Horizonte/MG, Marcio Lacerda, presidente da FNP, por videoconferência, os prefeitos trataram das ações para buscar celeridade nos prazos divulgados pelo ministro da Educação. 
O presidente da FNP sugeriu mobilização dos parlamentares, com recortes estaduais, considerando os 11 estados que serão beneficiados com a abertura de novas vagas. “Vamos mobilizar senadores, num recorte estadual para acompanhar o andamento do processo junto ao ministério da Educação”, sugeriu o presidente da FNP. 
O presidente da FNP disse que está agendando audiência com o presidente da República, Michel Temer, onde irá apresentar a pauta. Além disso, outra audiência será agendada com o ministro da Educação para acompanhar o andamento do edital.
Fonte: Jacobina 24h

MEC anuncia cronograma para implantação do Curso de Medicina em Jacobina MEC anuncia cronograma para implantação do Curso de Medicina em Jacobina Reviewed by Augusto Urgente on 19.8.16 Rating: 5